9 de dezembro de 2010

Rosita Missoni

  

  Prestes a completar 80 anos, Rosita Missoni decidiu se dar de presente uma viagem – ainda que rápida e com caráter de negócios – ao Brasil. “Quero visitar o Jardim Botânico. As flores são uma grande fonte de inspiração para mim. É fascinante o que podemos ver nelas”, disse a fundadora da grife que leva seu sobrenome, na tarde de ontem, esbanjando simpatia e bom humor, mesmo após uma série de compromissos que enchiam sua disputada agenda.
    Afastada da direção criativa da marca desde 1997, quando a filha Angela assumiu suas funções no segmento de moda, ela continua ativa na decoração. “Tinha perdido o interesse pela moda e buscava uma vida mais tranquila, mas a casa ainda me trazia grande prazer”, conta Rosita. “Decidi, então, assumir essa área, que já existia, mas tinha um foco mais comercial, e deixá-la alinhada com a moda”, completa.
    Em 2003, a Missoni relançou sua coleção de móveis e acessórios de decoração causando grande alvoroço. Agora, planeja expandir os negócios – que já conta até mesmo com uma rede de hotéis - para a área de jardinagem. “Sempre crescemos olhando ao nosso redor”, afirma Wanda Jelmini, sobrinha de Rosita e diretora criativa do segmento Casa.
   Responsável por tornar as inspirações e ideias da tia realidade, é ela também quem se encarrega de responder sobre questões práticas, como o interesse em criar processos sustentáveis dentro da empresa.   “Ainda não encontramos uma forma realmente boa para tingir fios com componentes naturais sem perder em qualidade”, afirma. Mas enquanto não encontra uma saída satisfatória, ela trabalha para garantir a sustentabilidade de seu microcosmo, mantendo toda a produção na Itália. “É uma outra forma de enxergar esse conceito. Garantir empregos locais também é uma maneira de contribuir para o bem do planeta”, finaliza, passando novamente a palavra à senhora Missoni.




Como é ter uma empresa familiar em tempos de grandes conglomerados de luxo?
Essa é a parte mais difícil, mas temos sorte com isso também, porque todos quiseram se envolver no negócio. Meus filhos, meus irmãos, que cuidam da produção da linha Casa, minha sobrinha Wanda, que é a diretora criativa desse segmento. Todos trabalham muito juntos e têm as mesmas raízes e paixões por tecidos e cores. Então fica mais fácil falar com eles e seguir o mesmo estilo. Quando se fala de grandes empresas, só se que saber de números. Nós também trabalhamos para isso, mas sem perder o foco na qualidade e na alma dos produtos.

 
Fonte: Ig luxo

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